Turmas: DA1MCTA016-13SA e NA1MCTA016-13SA
Professores: Emilio Francesquini e Mario Leston Rey
E-mail: e.francesquini@ufabc.edu.br e mario.leston@ufabc.edu.br
Esse oferecimento da disciplina será completamente presencial, incluindo aulas, plantões e avaliações. Contudo, o professor poderá responder a eventuais questionamentos e dúvidas no servidor do Discord no canal da disciplina cujo endereço está disponível abaixo.
Todo o material das aulas é disponibilizado online segundo a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).
Inscreva-se o quanto antes no servidor do Discord da disciplina (https://discord.gg/JSgnfdE). Todos os anúncios e comunicações serão feitos por lá.
Toda semana teremos uma aula de teoria e outra de prática, onde os conceitos vistos serão explorados. Lembramos também que a disciplina é unificada entre as turmas (diurna e noturna). Ou seja, os mesmos trabalhos, mesmos critérios, mesmas aulas entre todas as turmas. Então fique a vontade para escolher dentre os horários qual o melhor te atende, independente da turma onde estiver matriculado (é claro que, nas turmas práticas onde há uma limitação de espaço físico, os alunos matriculados naquele horário terão prioridade).
Quinzenamente serão disponibilizadas listas de exercícios sobre o conteúdo apresentado. As entregas destas listas serão consideradas como uma avaliação e deverão ser feitas em até duas semanas após a sua disponibilização. As notas dessas atividades serão utilizadas para a composição da média final. Teremos também duas avaliações escritas e presenciais e um projeto a ser entregue ao final da disciplina. A nota final será uma composição destas três avaliações.
Turma | Prof. Teoria | Prof Prática | Quarta | Sala | Sexta | Sala | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
DA1MCTA016-13SA | Emilio | Emilio | 10h-12h | S-212-0 | 08h-10h | 404-2 | |
DA2MCTA016-13SA | Emilio | Mario | 10h-12h | S-212-0 | 08h-10h | 407-2 | |
NA1MCTA016-13SA | Emilio | Emilio | 21h-23h | S-214-0 | 19h-21h | 404-2 | |
NA2MCTA016-13SA | Emilio | Mario | 21h-23h | S-214-0 | 19h-21h | 407-2 |
Presencial
Online
Lembramos também que a disciplina é unificada entre as turmas (diurna e noturna). Ou seja, os mesmos trabalhos, mesmos critérios, mesmas aulas entre todas as turmas. Então fique a vontade para escolher dentre os horários acima qual o melhor te atende, independente da turma onde estiver matriculado.
MCTA016-13 - Paradigmas de Programação
Objetivos
Esta disciplina traz à atenção do aluno as diversas diferenças fundamentais entregrandes famílias de linguagens de programação, tanto em teoria como de forma prática. Estavisão tem efeitos importantes, nem sempre perceptíveis: ao apreciar diversas técnicas deprogramação e mecanismos peculiares de linguagens de programação diferentes, o estudanteexpande seu leque de técnicas e rompe sua rigidez de concepção a respeito do que vem a serprogramar. Além disso, há situações onde um paradigma se aplicará com mais sucesso do queoutro. Pode-se sem dúvida afirmar que a programação em diferentes paradigmas auxilia namelhoria da qualidade da programação de forma geral.
Conteúdo Programático
Visão comparativa entre os paradigmas de programação. Paradigma funcional. Paradigma concorrente.
Fonte: Projeto Pedagógico do BCC 2017
Teremos listas quinzenais que serão utilizadas para a avaliação. Cada lista é composta de um número variado (não muito grande) de exercícios de programação:
As datas de liberação dos enunciados e prazo para entrega são listados abaixo:
Lista | Enunciado/Prazo | Link (Turmas DA1 e NA1) | Link (Turmas DA2 e NA2) |
---|---|---|---|
1 | 15/06 - 26/06 | https://classroom.github.com/a/bgMb_URh | https://classroom.github.com/a/qu4HTEsK |
2 | 23/06 - 03/07 | https://classroom.github.com/a/LdJ1Csq2 | https://classroom.github.com/a/OX9YUZ0S |
3 | 30/06 - 17/07 | https://classroom.github.com/a/KhBwAW_N | https://classroom.github.com/a/zWUPkeWC |
4 | 14/07 - 02/08 | https://classroom.github.com/a/HrNisG9T | https://classroom.github.com/a/QOd6JXsC |
5 | 28/07 - |
https://classroom.github.com/a/_-exvsMH | https://classroom.github.com/a/KQDngFN1 |
Bônus* | 11/08 - |
https://classroom.github.com/a/pBgjqJdP | https://classroom.github.com/a/tyjQylve |
Não serão aceitas entregas com atraso para a lista Bônus.
As playlists com a resolução de todas as listas dadas nos oferecimentos anteriores da disciplina podem ser encontradas aqui:
stack test
.undefined
como definição da função. Ex.: isEven = undefined
stack test
não pode travar e nem entrar em loop
infinito.A falha em qualquer um desses casos acarretará em nota 0 na lista inteira. Assistam os vídeos com as correções das listas de exercício (em especial das listas 1 e 2) dos oferecimentos anteriores da disciplina que podem ser encontrados nos links listados acima.
Data para entrega: 28/08/2023 23h59
Entregas via Github Classroom.
O projeto pode ser feito em grupos de no máximo 3 pessoas
Todos os commits e o push final devem ter sido feitos até no máximo às 23h59 do dia 28/08/2023.
Dias em atraso | Nota máxima |
---|---|
1 dia | 7 |
2 dias | 6 |
3 dias | 5 |
>3 dias | 0 |
No mesmo repositório do seu código, deverá haver um relatório de
no máximo 1 páginas (em PDF! nada de .md
, .docx
, .odt
, ou
qualquer outro formato da moda…) descrevendo:
stack run
)
o seu códigoO seu relatório também deverá conter obrigatoriamente um link para um vídeo que:
Durante a correção o professor pode pedir por esclarecimentos adicionais.
**Que tipos de projetos serão aceitos? **
Lembre-se que você terá o quadrimestre todo para entregar o seu projeto. Logo é esperado que o seu projeto reflita um esforço de desenvolvimento compatível com o prazo disponível.
Como exemplo, em oferecimentos anteriores da disciplina tivemos alunos que implementaram jogos (inclusive dois deles que implementaram um clone completo do Pac-Man), algoritmos de IA e aprendizado de máquina e avaliações de desempenho, paralelizações de algoritmos clássicos, ferramentas completas para sincronização de arquivos, clientes de e-mail, servidores de banco de dados com suporte para SQL,…
Caso esteja com dúvidas se a sua ideia é o suficiente para um projeto final que será bem avaliado converse com o professor o quanto antes!
Haskeroid - Por Artur Henrique Allen Santos
Pac-Man - Por Edson Gomes Martinelli e Rafael Akio Shishito Matos
Pac-Man: Get the Curry - Por Jair Edipo Jerônimo e Michelle Kaori Hamada
Tetris I - Por Bárbara Dias de Sena
Tetris II - Por Fabio Luis Arruda Fernandes
Xadrez - Por Eduardo Castilho Ferreira
Listas de exercícios extras (não valem nota) para aqueles que quiserem ir um pouco além…
A disciplina será completamente presencial. Contudo, o material da disciplina mantém uma boa interseção com os oferecimentos anteriores da disciplina que foram online. Os vídeos e material escrito destas aulas está disponível online no seguinte endereço:
http://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/haskell
A playlist com todos os vídeos das aulas teóricas do curso pode ser encontrada aqui:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqJ25sVTLcMhxsE0Hci58mpQ
Para facilitar, na tabela abaixo você encontra os assuntos juntamente com links diretos para o conteúdo e vídeos.
Data | Slides |
---|---|
16/06 | Slides Prática 01 - Preparando o Ambiente |
23/06 | Slides Prática 02 - Tipos e Classes |
30/06 | Aula de Resolução de Exercícios |
07/07 | Atividade - Cifra de César |
13/07 | Atividade - Exercícios de recursão |
20/07 | Atividade - Tautologia |
28/07 | Atividade - Transformando Coelhos 🐇🐇 em Tomates 🍅🍅 |
04/08 | Atividade - Monóides (Arquivo base) |
As notas estão disponíveis aqui.
Honestidade Acadêmica
Entre outros, o código de ética da UFABC estabelece em seu artigo 25 que é eticamente inaceitável que os discentes:
I - fraudem avaliações;
II - fabriquem ou falsifiquem dados;
III - plagiem ou não creditem devidamente autoria;
IV - aceitem autoria de material academico sem participação na produção;
V - vendam ou cedam autoria de material acadêmico próprio a pessoas que não participaram da produção.Muitos ainda têm dúvidas sobre a interpretação das regras definidas pelo Código de Ética da UFABC. Por esta razão, diversos professores elaboraram um documento (disponível aqui) com vários exemplos e esclarecendo a interpretação das regras acima. Abaixo uma versão resumida. Sempre consulte o documento completo ou converse com o seu professor em caso de dúvidas!
Regra 1 - Você não pode enviar para avaliação um trabalho que não seja de sua própria autoria ou que seja derivado/baseado em soluções elaboradas por outros.
Regra 2 - Você não pode compartilhar a sua solução com outros alunos nem pedir aos seus colegas que compartilhem as soluções deles com você.
Regra 3 - Nos trabalhos enviados para avaliação você deve indicar eventuais assistências que você tenha recebido.
ATENÇÃO: todos os trabalhos enviados para avaliação poderão ser verificados por um sistema automatizado de detecção de plágio.
Qualquer violação às regras descritas acima implicará:
- Descarte dos conceitos atribuídos a TODAS as tarefas avaliativas regulares de TODOS os envolvidos, causando assim suas reprovações automáticas com conceito F .
- Possível denúncia à Comissão de Transgressões Disciplinares Discentes da Graduação, a qual decidirá sobre a punição adequada à violação que pode resultar em advertência, suspensão ou desligamento , de acordo com os artigos 78-82 do Regimento Geral da UFABC.
- Possível denúncia apresentada à Comissão de Ética da UFABC, de acordo com o artigo 25 do Código de Ética da UFABC.
Regulamentações relevantes:
- Código de Ética da UFABC
- Resolução ConsUni nº 63 - Regimento Geral da UFABC
A resolução CONSEPE nº 139 estabelece no seu Artigo 2º, § 4 que nas disciplinas presenciais, a frequência mínima obrigatória para aprovação é de 75% das aulas ministradas e/ou atividades realizadas. Alunos que não atingirem a frequência mínima receberão conceito O.
Abonos de faltas: Conforme descrito no portal do MEC, na educação superior não há abono de faltas . Há, contudo, casos especiais para alunos reservistas , alunos com representação na CONAES, gestantes e em dias de guarda religiosa.
Substituição de faltas por exercícios domiciliares: As situações em que a falta às aulas podem ser preenchidas por exercícios domiciliares são regulamentadas pelo Decreto-Lei nº 1.044, de 21 de outubro de 1969, e estendidos pela Lei nº 6.202, de 17 de abril de 1975. Nestes casos os alunos devem protocolar requerimento diretamente junto à Central de Atendimento ao Estudante da Pró-reitoria de Graduação da UFABC. A Resolução nº 25/2020 da CG dispõe o procedimento a ser seguido para o Regime de Exercícios Domiciliares na UFABC.
Mecanismos de avaliação substitutivos:
Regulamentações Relevantes:
A avaliação da disciplina será composta pelas seguintes notas:
A nota \(N_L\) será calculada como a média aritmética das listas quinzenais, cada lista valendo 10 pontos, descartando-se a lista com a pior nota. Ou seja, se por qualquer motivo você não puder enviar uma das listas ou caso tenha sido avaliada como uma nota baixa, basta que faça todas as demais para que não haja prejuízo na sua nota.
A nota das avaliações escritas \(N_a\) será calculada como a média ponderada da primeira e segunda avaliações (\(P_1\) e \(P_2\)) com pesos 2 e 3 respectivamente:
\begin{equation*} N_a = \frac{2 P_1 + 3 P_2}{5} \end{equation*}
A nota final (\(N_F\)) será determinada pela **média harmônica ponderada ** de \(N_a\), \(N_P\) e \(N_L\), com pesos 5, 3 e 2 respectivamente:
\begin{equation*} N_F = \frac{10}{\frac{5}{\max\{0.1, N_a\}} + \frac{3}{\max\{0.1, N_P\}} + \frac{2}{\max\{0.1, N_L\}}} \end{equation*}
O conceito final (\(C_F\)) será obtido de acordo com a equação abaixo:
\begin{equation*} C_F = \begin{cases} \textbf{F} ,& \text{se } N_F \in [0,0;5,0) \\ \textbf{D} ,& \text{se } N_F \in [5,0;6,0) \\ \textbf{C} ,& \text{se } N_F \in [6,0;7,0) \\ \textbf{B} ,& \text{se } N_F \in [7,0;8,5) \\ \textbf{A} ,& \text{se } N_F \in [8,5;10,0] \end{cases} \end{equation*}
Caso seja verificado ocorrência de plágio no projeto final, o aluno será automaticamente reprovado com F.
Recuperação
A resolução ConsEPE nº 182 assegura a todos os alunos de graduação com \(C_F\) igual a D ou F o direito a fazer uso de mecanismos de recuperação.
A recuperação será feita através de uma nova avaliação escrita a ser marcada entre os dias 18/09/2023 e 30/09/2023. A sua nota será utilizada para compor a o conceito pós-recuperação \(C_R\) conforme as equações abaixo:
\[N_R = \frac{P_R + N_F}{2}\]
Caso 1 \(C_F = D\):
\begin{equation*} C_R = \begin{cases} \textbf{C} ,& \text{se } N_R \geq 6,0 \\ \textbf{D} ,& \text{caso contrário} \end{cases} \end{equation*}
Caso 2 \(C_F = F\):
\begin{equation*} C_R = \begin{cases} \textbf{D} ,& \text{se } N_R \geq 5,0 \\ \textbf{F} ,& \text{caso contrário} \end{cases} \end{equation*}
Regulamentações Relevantes
Os principal texto utilizado neste curso será o GH Segunda Edição.
[GH]
A primeira edição, que tem boa parte do conteúdo da segunda edição, está disponível na biblioteca:
1st Edition (antiga)
[SGS]
[ML]
[HIPF]
[SM]