UFABC - MCTA016-13 - Paradigmas de Programação
Quadrimestre Suplementar - 2020

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Turmas: DAMCTA016-13SA e NAMCTA016-13SA
Professores: Emilio Francesquini e Fabrício Olivetti
E-mail: e.francesquini@ufabc.edu.br / folivetti@ufabc.edu.br


1. Avisos

  • [2020-11-23 seg] - Tabela de redução de nota para atrasos no projeto atualizada.
  • [2020-10-12 seg] - Planilha com notas das listas online
  • [2020-09-15 ter] - Página online

2. Informações Gerais

Diante da pandemia de COVID-19, que impõe a necessidade de adoção de medidas por parte do Poder Público (e da universidade) para a contenção da disseminação da doença, e considerando que o prazo de suspensão das atividades acadêmicas presenciais tende a ser longo, neste quadrimestre a disciplina será ministrada de maneira totalmente online. As regras que regulam esta modalidade são definidas pela Resolução ConsEPE Nº 240/2020.

Todas as aulas, com e sem participação dos alunos, serão gravadas e disponibilizadas online segundo a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC). Todos os participantes do curso dão sua tácita e irrevogável autorizaçao para que suas imagens e falas sejam transmitidas, gravadas e editadas segundo a licença acima pelo docente responsável, sem nenhuma cobrança, para uso em distintos canais de comunicação e peças publicitárias sem fins comerciais.

2.1. Dinâmica de ensino

Serão disponibilizadas videoaulas com explicação do conteúdo teórico além do conteúdo prático com codificação em tempo real. Como material de apoio os alunos terão acesso aos códigos desenvolvidos durante as aulas, além de poderem contar com o uso do Discord (veja abaixo) para tirar dúvidas e discutir assuntos pertinentes à disciplina.

Semanalmente serão disponibilizadas listas de exercícios sobre o conteúdo apresentado. As entregas destas listas serão consideradas como uma avaliação e deverão ser feitas em até uma semana após a sua disponibilização. As notas dessas atividades serão utilizadas para a composição da média final. As aulas não serão dadas em tempo real devido aos inúmeros possíveis problemas técnicos, já que são dezenas de alunos matriculados na turma atualmente. Nos dias e horários em que haveria aula e atendimento, estarei online na ferramenta Discord (que além de chat, faz captura de voz e tela) para tirar dúvidas sobre o conteúdo previsto para aquela data.


3. Dias, horários e local das aulas

Inscreva-se o quanto antes no servidor do Discord da disciplina (https://discord.gg/JSgnfdE). Todos os anúncios e comunicações serão feitos por lá.

discordqr.png

Figura 1: Servidor do Discord da disciplina.

Os professores estarão online no Discord para tirar dúvidas nos seguintes horários:

  • Segundas
    • 08hoo às 10h00 (Fabrício)
    • 19h00 às 21h00 (Emílio)
  • Quintas
    • 10h00 às 12h00 (Fabrício)
    • 16h00 às 18h00 (Emílio)

Eventuais dúvidas e questionamentos poderão ser enviados em outros horários. Contudo, fora dos horários acima, o professor pode não atendê-los prontamente devido as suas outras atividades.

Os vídeos das aulas serão disponibilizados online, na seguinte página: http://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/

Eventualmente também teremos aulas síncronas, com live coding. Essas aulas serão anunciadas tanto nesta página quanto no Discord (link acima).


4. Sobre a Disciplina

MCTA016-13 - Paradigmas de Programação

  • TPI: 2-2-4
  • Recomendação: Processamento da Informação, Programação Orientada a Objetos

Objetivos

Esta disciplina traz à atenção do aluno as diversas diferenças fundamentais entregrandes famílias de linguagens de programação, tanto em teoria como de forma prática. Estavisão tem efeitos importantes, nem sempre perceptíveis: ao apreciar diversas técnicas deprogramação e mecanismos peculiares de linguagens de programação diferentes, o estudanteexpande seu leque de técnicas e rompe sua rigidez de concepção a respeito do que vem a serprogramar. Além disso, há situações onde um paradigma se aplicará com mais sucesso do queoutro. Pode-se sem dúvida afirmar que a programação em diferentes paradigmas auxilia namelhoria da qualidade da programação de forma geral.

Conteúdo Programático

Visão comparativa entre os paradigmas de programação. Paradigma funcional. Paradigma concorrente.

Fonte: Projeto Pedagógico do BCC 2017


5. Datas Importantes

5.1. Listas semanais

Teremos listas semanais cujas datas de liberação do enunciado e prazo para entrega são listadas abaixo:

Lista Enunciado/Prazo Resolução Link Diurno (DAMCTA016-13SA) Link Noturno (NAMCTA016-13SA) Link Ouvintes (Não formalmente matriculados UFABC)
1 21/09 - 02/10 https://youtu.be/rzKs6Igz48I https://classroom.github.com/a/8MhTlJlc https://classroom.github.com/a/zllE4S6G https://classroom.github.com/a/ABW4jPmv
2 01/10 - 09/10 https://youtu.be/e7iS13WmV_A https://classroom.github.com/a/6r2DcsB4 https://classroom.github.com/a/q_Iny3E6 https://classroom.github.com/a/qFwHevrK
3 08/10 - 16/10 https://youtu.be/etnI8gm2Nkw https://classroom.github.com/a/CFID-3iD https://classroom.github.com/a/TYgfvMiS https://classroom.github.com/a/wk2aQUID
4 15/10 - 23/10 https://youtu.be/ng_LXWNT5BI https://classroom.github.com/a/y5zIykRc https://classroom.github.com/a/Bx79tQYx https://classroom.github.com/a/Q2bIaI2s
5 22/10 - 30/10 https://youtu.be/jytpFx820ns https://classroom.github.com/a/GTs_P12R https://classroom.github.com/a/F4wtt4tX https://classroom.github.com/a/B8zRAmJl
6 29/10 - 06/11 https://youtu.be/pNwSJ-Rq3L0 https://classroom.github.com/a/Hdhr8y-H https://classroom.github.com/a/mlQM575v https://classroom.github.com/a/3WpVLJCK
7 05/11 - 13/11 https://youtu.be/anGSxNLKLzA https://classroom.github.com/a/lOxjQKBm https://classroom.github.com/a/Pw9YyUeM https://classroom.github.com/a/f8_GZQZU
8 12/11 - 20/11 https://youtu.be/CUt2GmpFsKs https://classroom.github.com/a/7hRp4XsF https://classroom.github.com/a/RPiHDZE3 https://classroom.github.com/a/5Ilh-zZP
9 19/11 - 27/11 (1) https://youtu.be/aebxphyH1FY; (2) https://youtu.be/bepePWknrpQ (Errata) https://classroom.github.com/a/PQ968txh https://classroom.github.com/a/mZmSOrOP https://classroom.github.com/a/H0le_QTF
10 26/11 - 04/12   https://classroom.github.com/a/RLmdYWZz https://classroom.github.com/a/rkG8TyNz https://classroom.github.com/a/JrQp9O16

  • Todas as entregas devem ser feitas exclusivamente pelo Github Classroom através dos links acima. Listas enviadas por outros meios não serão aceitas.
  • Entrega toda sexta-feira até às 23:59. Listas entregues com atraso de até um dia serão aceitas, contudo com um desconto de 50% da nota.

  • O código submetido precisa compilar ao executar stack test
  • Caso não consiga fazer algum exercício coloque a palavra-chave undefined como definição da função. Ex.: isEven = undefined
  • A execução de stack test não pode travar e nem entrar em loop infinito.

A falha em qualquer um desses casos acarretará em nota 0 na lista inteira. Assistam os vídeos com as correções da lista 1 e 2 pois eles destacam esses pontos.

5.2. Projeto de programação

Data para entrega: 04/12/2020

  • Entregas via Github Classroom
  • O projeto é individual1.
  • Todos os commits e o push final devem ter sido feitos até no máximo 23h59 do dia 04/12/2020.
    • Atenção, caso ocorram/commits/pushes após o prazo, será considerada apenas a última versão para avaliação. Caso o último esteja com atraso > 3 dias, então será considerado o último commit até 3 dias (valendo no máximo 5).
    • Entregas em atraso sofrerão descontos conforme a tabela abaixo.

      Dias em atraso Nota máxima
      1 dia 7 \(\to\) 10
      2 dias 6 \(\to\) 9
      3 dias 5
      >3 dias 0
  • No mesmo repositório do seu código, deverá haver um relatório de no máximo 3 páginas (em PDF! nada de .md, .docx, .odt, ou qualquer outro formato da moda…) descrevendo:
    • Qual é o seu projeto
    • Como utilizar (se for qualquer coisa diferente de stack run) o seu código
    • Dificuldades, surpresas e destaques do seu código
  • O seu relatório também deverá conter obrigatoriamente um link para um vídeo que:
    • Esteja abrigado no Youtube (ou qualquer serviço semelhante)
    • Seja privado e disponível apenas àqueles com o link
    • Tenha no máximo 5 minutos (ou seja, <= 300 segundos)
    • Mostre compilação, uso e uma apresentação do código do projeto
  • Durante a correção os professores podem pedir por esclarecimentos adicionais.

Que tipos de projetos serão aceitos?

Lembre-se que você terá o quadrimestre todo para entregar o seu projeto. Logo é esperado que o seu projeto reflita um esforço de desenvolvimento compatível com o prazo disponível.

Como exemplo, em oferecimentos anteriores da disciplina tivemos alunos que implementaram jogos (inclusive dois deles que implementaram um clone completo do Pac-Man), algoritmos de IA e aprendizado de máquina e avaliações de desempenho, paralelizações de algoritmos clássicos, ferramentas completas para sincronização de arquivos, clientes de e-mail…

Caso esteja com dúvidas se a sua ideia é o suficiente para um projeto final que será bem avaliado converse com o professor o quanto antes!


6. Listas de Exercícios Complementares

Listas de exercícios extras (não valem nota) para aqueles que quiserem ir um pouco além…

Exercícios adicionais:


7. Aulas

Neste oferecimento, a disciplina será oferecida em conjunto pelos professores Emilio Francesquini e Fabrício Olivetti. Por isto todo o material das aulas (slides, vídeos, textos) serão compartilhados. O site com esse material compartilhado está disponível em:

http://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/haskell.html

A playlist com todos os vídeos do curso pode ser encontrada aqui:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqJ25sVTLcMhxsE0Hci58mpQ

Além disto, toda semana teremos uma aula síncrona de resolução de exercícios e para respondermos dúvidas. Essas aulas serão gravadas e disponibilizadas online. A playlist com a gravação de todas as aulas online pode ser vista aqui:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqKaaZd2Qp13fbdlIgTkgMAC

Para facilitar, na tabela abaixo você encontra os assuntos juntamente com links diretos para o conteúdo e vídeos.

Semana Sugerida Tópico Material de Estudo Playlist
1 Preparando o ambiente https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/haskell/00.bootstraping.html https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqLedblNsncIUfk3cHv_FS7O
1 Paradigmas de programação https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/haskell/01.paradigmas.html https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqIZ_ih1mSoc1roCZGIfj8-t
2 Cálculo Lambda https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/haskell/02.lambda.html https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqKPbnSblJfxNIFRgEoI-7_
2 Conceitos Básicos - Parte 1 https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/haskell/03.haskell.basico.1.html https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqLlCPN9vbDIc8FAKhG-RfbM
2 Conceitos Básicos - Parte 2 https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/haskell/04.haskell.basico.2.html https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqLlCPN9vbDIc8FAKhG-RfbM
3 QuickCheck https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/haskell/05.quickcheck.html https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqJ25sVTLcMhxsE0Hci58mpQ
3 Funções de Alta Ordem https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/haskell/06.higher.order.html https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqLBLt6oXFVBaloU7-xZsV-v
4 Tipos de Dados Algébricos https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/haskell/07.adt.html https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqJWdfiLuMsIm_4ag3fJjHTo
5 Monoid e Foldable https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/haskell/08.monoids.foldable.html https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqIzShhLgcVVti0d0kAaJMWC
5 Functor https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/haskell/09.functors.html https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqKtSdeBAjz0GOM3oq3pP8-
6 Applicative Functor e Traversable https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/haskell/10.applicatives.traverse.html https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqLyKtl_Cnx0g_H4Bk686e4Y
7 Monads - Parte 1 https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/haskell/11.monads.html https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqLW_mPtIpVA8qHpuQ3YbnVO
8 Monads - Parte 1 https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/haskell/11.monads.html https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqIl6y3FydOuEjFMH6jp7ROm
9 Avaliação Preguiçosa https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/haskell/12.laziness.html https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqJwLa9rY-bT_B9-EmtaiPT0
9 Haskell Paralelo https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/haskell/13.paralelismo.html https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqJ1jteUbGOHfBycg5NM9thq
10 Programação Concorrente https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/haskell/14.concorrencia.html https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqKz0Jw8RTA2epq8VimzSqGp
10 Estruturas de dados funcionais e persistência https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/eds/01.persistencia.html https://www.youtube.com/playlist?list=PLYItvall0TqIOxQzCMsK3zciIXxxgzlcG
11 Árvores: Roseiras e Rubro-Negras https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/eds/02.arvores.html  
11 Heaps funcionais https://haskell.pesquisa.ufabc.edu.br/posts/eds/03.heaps.html  
12 Estruturas funcionais avançadas: Finger Tree    

Os vídeos, assuntos e código das aulas síncronas podem ser vistos aqui:

Data Assunto Vídeo Código
21/09 🌞 Apresentação da disciplina https://youtu.be/mWXUk789Z9I -
21/09 🌙 Apresentação da disciplina https://youtu.be/jsFhOhHDuwQ -
28/09 🌞 Contador de palavras https://youtu.be/XutIhXNxBXY contador.zip
28/09 🌙 Stack + Github Classroom + Exercícios https://youtu.be/cAcBwg2cG-c -
05/10 🌞 Criando gráficos com HVega https://youtu.be/DReqEs-g-9g plotsVega.zip
05/10 🌙 Gráficos 2D com OpenGL usando Gloss https://youtu.be/jtgcJrDQR8U paredao.zip
19/10 🌞 Jogo de Damas https://youtu.be/0Rjmy-l2c3s checkers.zip
19/10 🌙 🐇 \(\to\) 🍅: ADTs, Grafos e Busca em largura https://youtu.be/nUkvGPQ9-Ps aula-grafos.zip
26/10 🌞 Tabelas Monoids https://youtu.be/Tz3kEiEyETA tabelas.zip
26/10 🌙 Revisão Haskell Básico - Recursão e folds https://youtu.be/xm9FTZJ9rX0 aula-noturno201026.zip
09/11 🌞 🦓 Zebras e Monads 🌯 https://youtu.be/eZlV_WgwGJQ zebra.zip
10/11 🌙 Resolução da Lista 6 https://youtu.be/pNwSJ-Rq3L0 lista06.zip
16/11 🌞 Revisão: Monoids, Functor, Applicative e Monads https://youtu.be/xwgbjv2br2I RevisaoDiurno.zip
16/11 🌙 Revisão: Monoids. Estudo de caso: State Transformer https://youtu.be/l4Obrvdn78I monoids-statetransformer.zip
23/11 🌞 Revisão State e IO Monads https://youtu.be/3rabpK1gMho monadas.zip
23/11 🌙 Concorrência vs. Paralelismo https://youtu.be/LLoi8hyeaGY aula-23nov.zip
30/11 🌞 F-Álgebra https://youtu.be/EDIS73znRwA falgebra.zip
30/11 🌙 Par Monad + Criterion + Threadscope https://youtu.be/5Ny43b5Tfpc fractal.zip

8. Notas

As planihas com as notas estão disponíveis aqui:

9. Critério de avaliação

warning.png Honestidade Acadêmica

Entre outros, o código de ética da UFABC estabelece em seu artigo 25 que é eticamente inaceitável que os discentes:
I - fraudem avaliações;
II - fabriquem ou falsifiquem dados;
III - plagiem ou não creditem devidamente autoria;
IV - aceitem autoria de material academico sem participação na produção;
V - vendam ou cedam autoria de material acadêmico próprio a pessoas que não participaram da produção.

Muitos ainda têm dúvidas sobre a interpretação das regras definidas pelo Código de Ética da UFABC. Por esta razão, diversos professores elaboraram um documento (disponível aqui) com vários exemplos e esclarecendo a interpretação das regras acima. Abaixo uma versão resumida. Sempre consulte o documento completo ou converse com o seu professor em caso de dúvidas!

  • Regra 1 - Você não pode enviar para avaliação um trabalho que não seja de sua própria autoria ou que seja derivado/baseado em soluções elaboradas por outros.
  • Regra 2 - Você não pode compartilhar a sua solução com outros alunos nem pedir aos seus colegas que compartilhem as soluções deles com você.
  • Regra 3 - Nos trabalhos enviados para avaliação você deve indicar eventuais assistências que você tenha recebido.

    ATENÇÃO: todos os trabalhos enviados para avaliação poderão ser verificados por um sistema automatizado de detecção de plágio.

Qualquer violação às regras descritas acima implicará:

  • Descarte dos conceitos atribuídos a TODAS as tarefas avaliativas regulares de TODOS os envolvidos, causando assim suas reprovações automáticas com conceito F .
  • Possível denúncia à Comissão de Transgressões Disciplinares Discentes da Graduação, a qual decidirá sobre a punição adequada à violação que pode resultar em advertência, suspensão ou desligamento , de acordo com os artigos 78-82 do Regimento Geral da UFABC.
  • Possível denúncia apresentada à Comissão de Ética da UFABC, de acordo com o artigo 25 do Código de Ética da UFABC.

A avaliação da disciplina será composta pelas seguintes notas:

  • \(N_P\) é a nota do projeto
  • \(N_L\) é a nota das listas de exercícios semanais

A nota \(N_L\) será calculada como a média aritmética das listas semanais, cada lista valendo 10 pontos.

A nota final (\(N_F\)) será determinada pela média harmônica de \(N_P\) e \(N_L\).

\begin{equation*} N_F = \frac{2}{\frac{1}{\max\{0.1, N_P\}} + \frac{1}{\max\{0.1, N_L\}}} \end{equation*}

O conceito final (\(C_F\)) será obtido de acordo com a equação abaixo:

\begin{equation*} C_F = \begin{cases} \textbf{F} ,& \text{se } N_F \in [0,0;5,0) \\ \textbf{D} ,& \text{se } N_F \in [5,0;6,0) \\ \textbf{C} ,& \text{se } N_F \in [6,0;7,0) \\ \textbf{B} ,& \text{se } N_F \in [7,0;8,5) \\ \textbf{A} ,& \text{se } N_F \in [8,5;10,0] \end{cases} \end{equation*}

Caso seja verificado ocorrência de plágio no projeto final, o aluno será automaticamente reprovado com F

9.1. Recuperação

A resolução ConsEPE nº 182 assegura a todos os alunos de graduação com \(C_F\) igual a D ou F o direito a fazer uso de mecanismos de recuperação.

A recuperação será feita através de uma nova entrega do projeto final levando em consideração a correção do projeto original e seguido de uma entrevista com o docente a ser marcada entre os dias 18/12/2020 e 19/12/2020. A sua nota será utilizada para compor a o conceito pós-recuperação \(C_R\) conforme as equações abaixo:

\[N_R = \frac{P_R + N_F}{2}\]

Caso 1 \(C_F = D\):

\begin{equation*} C_R = \begin{cases} \textbf{C} ,& \text{se } N_R \geq 6,0 \\ \textbf{D} ,& \text{caso contrário} \end{cases} \end{equation*}

Caso 2 \(C_F = F\):

\begin{equation*} C_R = \begin{cases} \textbf{D} ,& \text{se } N_R \geq 5,0 \\ \textbf{F} ,& \text{caso contrário} \end{cases} \end{equation*}

9.2. Regulamentações Relevantes


10. Recursos Online

10.1. Grupos, listas, páginas, …

10.2. Disciplinas em Haskell

  • MCTA016-13: Paradigmas de Programação (em Haskell), UFABC. 2019, 2018.
  • CR062-Programação Funcional em Haskell, UFABC. 2019, 2018.
  • Estruturas de Dados Puramente Funcionais. 2019.
  • G51PGP: Programming Paradigms, University of Nottingham. 2019.
  • CS653: Functional Programming, Indian Institute of Technology Kanpur. 2018.
  • CIS 194: Introduction to Haskell, University of Pennsylvania. 2016, 2015, 2014, 2013.
  • … mais exemplos aqui

10.4. Documentação


11. Bibliografia

Os principal texto utilizado neste curso será o GH Segunda Edição.

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gh.jpg [GH]

  • Programming in Haskell. 2nd Edition.
    • Por Graham Hutton.

A primeira edição, que tem boa parte do conteúdo da segunda edição, está disponível na biblioteca:

gh1.jpg 1st Edition (antiga)

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sgs.jpg [SGS]

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ml.jpg [ML]

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sm.jpg [SM]

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Última atualização: 2021-06-11 16:52
Emacs 27.2 (Org-mode 9.4.6)

Notas de Rodapé:

1

Pode fazer em grupo? Sim. Grupos de no máximo uma pessoa! 😝

Autor: Emilio Francesquini e Fabrício Olivetti

Criado em: 2021-06-11 sex 16:52