2019. Programação funcional em Haskell no mundo real - Aplicações em data science e na web

Grandes empresas como Microsoft, Facebook, Target e diversas empresas do ramo financeiro têm utilizado linguagens de programação funcionais em parte de seus projetos. Além disso, linguagens multi-paradigmas como Java e Python vêm incorporando tais conceitos a cada nova versão para aumentar a expressividade e produtividade.

O uso desse paradigma está ainda mais evidente nas áreas de Data Science, devido a necessidade de algoritmos que possam ser processados de forma distribuída e também na área de programação para Web, com a popularização de frameworks baseados em programação funcional reativa, como por exemplo o ReactJS.

Esse fato é evidenciado pelas diversas ofertas de emprego que solicitam especificamente por capacidades em linguagens funcionais como Elixir, Erlang e Scala. Contudo, na maior parte dos currículos de graduação em computação e em áreas correlatas é dado um maior enfoque nos paradigmas estruturados e orientados a objetos. Isso cria um obstáculo para esses profissionais quando precisam lidar com essas novas tecnologias ou para o preenchimento dos requisitos durante a busca por uma nova colocação no mercado.

1 Metodologia

Aulas práticas de programação em laboratório e palestra expositiva sobre o uso de Programação Funcional no ambiente de trabalho.

2 Avaliação

O aluno será avaliado através de 06 atividades de programação a serem entregues em até duas semanas após o término das aulas.

O aluno será considerado aprovado se: - obtiver no mínimo 75% de presença. - entregar 60% das atividades corretamente.

3 Objetivos

Ensinar o paradigma funcional e seus benefícios através da linguagem Haskell como uma ferramenta viável de criação, entendimento e corretude de algoritmos com aplicações voltadas à data science e programação para web.

Esperamos que ao final do curso os alunos tenham condições de perceber as vantagens do uso de linguagens funcionais além de permitir novas abstrações para soluções de problemas. O aluno também estará apto a aplicar linguagens funcionais e seus conceitos para a solução de problemas básicos em data science e programação em geral, requisitos para uma grande fatia das ofertas de emprego atuais.

Pré-requisito: Gostar de programar!

Dias e horários: 28/09 05/10 e 19/10 de 2019 das 08h00 às 12h00.

Local: Universidade Federal do ABC, campus Santo André. Sala a confirmar.

Inscrições: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/884

Contato: e.francesquini@ufabc.edu.br

Clique aqui para acessar o site do curso